domingo, 30 de julho de 2017

O Stress e a Saúde da Pele

Você sabe o quanto é importante o seu equilíbrio emocional.


Levar uma vida em equilíbrio emocional tem uma importância muito grande para o bom funcionamento do nosso organismo. 

Várias doenças têm origem em um cotidiano estressado, algumas delas afetam seriamente a pele, a acne; o vitiligo e o herpes são exemplos bastante conhecidos.

Estar em uma condição de stress durante muito tempo pode significar gasto excessivo de energia e desta forma, levar o organismo a muitas alterações no sistema imunológico, e assim, abrir espaço para diversas doenças infecciosas.

Doenças de pele originadas pelo stress  


Micoses

micose é a mais comum das infecções que a pele está exposta; ela tem origem a partir do contato com fungo, muito comum em ambientes úmidos e quentes. 

Estando em um estado de stress, o indivíduo está com o seu sistema imunológico fragilizado, levando-o a um processo infeccioso e como consequência, a inflamação das lesões.


Acne



O processo evolutivo da acne inicia da seguinte forma:

  • 1    O stress provoca o aumento nas atividades das glândulas sebáceas.
  • 2    A pele torna-se mais oleosa provocando a obstrução dos poros.
  • 3 Os resíduos de poluição associados à oleosidade e a imunidade baixa, desenvolvem a inflamação.
Sendo associada a circunstâncias puramente dermatológica, ela se desenvolve, proliferando-se e deixando cicatrizes, muitas vezes difíceis de serem eliminadas.

Seborreia


Também sob efeito do aumento da atividade das glândulas sebáceas, a seborreia se desenvolve no couro cabeludo devido a proliferação do fungo pityrosporum ovale que se alimentam do sebo produzido, ocasionando lesões e manchas.

A seborreia ou Dermatite seborreica ou sebopsoríase, provocam manchas avermelhadas e caracteriza-se por apresentar coceira e descamação da pele.



Herpes

O vírus do herpes está presente no nosso organismo vivendo em estado latente; até que, um processo de baixa imunidade o torna ativo, provocando feridas em forma de bolhas e de fácil contagio.

Pessoas em estado constante de stress podem ser acometidas, várias vezes durante o ano, pelo processo sendo necessário, em alguns casos, uma intervenção com retrovirais para estanqueidade.

Furúnculo


O furúnculo é resultante de uma infecção dos folículos pilosos, normalmente desencadeada em situações de baixa imunidade. 

A sua incidência é muito comum em locais de dobras ou com muito pelo, pode surgir individual ou em rede, onde existe o agravamento do quadro infeccioso. 

Está infecção costuma ser reincidente; é preciso providencias adequadas para evitar a proliferação.

Vitiligo

Esta doença manifesta-se na pele do indivíduo, normalmente após a ocorrência de um trauma emocional. 

Neste caso o sistema de defesa sofre um desequilíbrio, passando produzir anticorpos, que destroem de forma progressiva os Melanócitos, células que produzem a melanina. 

Como não há reposição desta substância no nosso corpo, a evolução da doença deixa várias manchas brancas espalhadas em partes da pele.


Psoríase

A psoríase caracteriza-se por produzir lesões avermelhadas e pruriginosas em partes do corpo como cotovelo, joelho, braços, costas e até o couro cabeludo. 

Ela é uma doença crônica autoimune, não é contagiosa; o seu risco de gravidade, pode variar de uma pessoa para outra. Uma das recomendações para evitar o agravamento além de uma boa hidratação é controlar o estado emocional.

Como podemos ver existem doenças crônicas que afetam a pele e outras possíveis de cura. 

Porém em ambos os casos, afirma o psicólogo com experiência em stress, Dr. Jaime Santiago, os pacientes que desenvolvem problemas na pele associado ao stress, devem ter um acompanhamento de um dermatologista para ajudar no tratamento. Amenizar os sintomas e melhorar a autoestima é de total relevância no equilíbrio emocional do paciente.

Agora a minha dica para você.


Buscar o equilíbrio emocional é muito importante, evite ser surpreendido por uma doença, que uma vez desencadeada, pode ser para sempre. Então, fuja do stress, comece uma atividade física; experimente um hobby; faça amigos; conheça outros lugares. Mas não deixe a rotina do dia a dia quebrar o seu equilíbrio e afetar seu emocional.   
         

Muita Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprendendo a Meditar

Tire Só Dez Minutos Para Você A vida acelerada e conturbada do dia a dia nos mostra claramente que este estilo nos traz grandes conse...